O que você procura
você está no Hospital Israelita
Hosp Israelita
Hosp Niteroi D'Or
Hosp Assunção
Hosp Norte D'Or
Hosp Badim
Hosp Oeste D'Or
Hosp Bangu
Hosp Quinta D'Or
Hosp Barra D'Or
Hosp Ribeirão Pires
Hosp Bartira
Hosp Rios D'Or
Hosp Caxias D'Or
Hosp SANTA LUZIA
Hosp Copa D'Or
HOSP SÃO LUIZ
Hosp e Mat Brasil
Hosp São Marcos
Hosp Esperança Olinda
Hosp Sino Brasileiro
Hosp Esperança Recife
Hosp Villa-Lobos
Hosp iFor
Hospital Copa Star
HOSPITAL REAL D'OR
Mudar hospital

Releases


09/01/2018 - Imunoterapia é uma das inovações no tratamento do Câncer de Pele

Especialistas alertam que cuidados redobrados no verão reduzem a incidência da neoplasia 


Dezembro chegou e, com ele, a preocupação com o aumento da exposição aos raios solares. Seguindo a linha das campanhas preventivas, o Dezembro Laranja foi criado para alertar sobre os riscos do câncer de pele que, segundo o Inca, é a doença de maior incidência no Brasil – a cada ano, 176 mil casos são diagnosticados. Contudo, especialistas destacam os avanços no tratamento, principalmente em estágios avançados, como é a proposta da imunoterapia, e reforçam a importância da prevenção.

 

Andreia de Melo, oncologista clínico do Grupo Oncologia D’Or, afirma que novos medicamentos estimulam o sistema imunológico do paciente a identificar e extinguir as células do câncer. “Nosso sistema imunológico é capaz de reconhecer células normais do corpo, o que é essencial para que não sejam destruídas. Ele faz isso utilizando pontos de verificação, que são moléculas que precisam ser ligadas (ou desligadas) para iniciar a resposta imune. As células do melanoma podem ‘aprender’ a utilizar estes pontos de checagem para evitar a sua destruição pelas células de defesa. Estas novas drogas agem sobre estes mesmos pontos, com resultados promissores”, explica.

 

Ainda sobre o tratamento da doença, a oncologista reforça que existem inúmeras terapias em desenvolvimento – envolvendo imunoterapia – e que poderão ser encontradas no país nos próximos anos. “Podemos citar a manipulação gênica de células de defesa retiradas do próprio indivíduo para serem, depois, reinfundidas com um maior potencial de defesa contra as células tumorais”, finaliza.

 

Riscos e cuidados – A exposição solar é o principal fator ambiental para o desenvolvimento do câncer de pele, tanto melanoma quanto não melanoma. “A exposição solar intensa e intermitente parece trazer maior risco que a exposição contínua e cumulativa, sendo também maior o risco da exposição solar na infância e adolescência”, aponta o oncologista, Andrew Sá.

 

Dermatologista do Hospital Oeste D’Or, Valéria Stagi, destaca que faz parte dos cuidados com a pele visitas periódicas a especialistas – para avaliação e acompanhamento. Estudos indicam que quando descoberta no início, a o câncer de pele tem mais de 90% de chance de cura.

 

“São grandes as chances de cura para os tumores de pele se descoberto precocemente. Manchas, bolinhas que sangram facilmente, feridas que não cicatrizam, crescimento ou aparecimento de pintas são os principais sintomas do câncer de pele. É recomendado que um dermatologista seja procurado, imediatamente, após a identificação destes sinais”, alerta a dermatologista.

 

Apesar da divulgação sobre a importância do uso do filtro solar, observa-se que a população não se protege do sol como deveria, principalmente no Brasil, em que a incidência de raios solares ocorre durante o ano inteiro, sendo mais intenso no verão. É fundamental a conscientização de que medidas simples de proteção podem evitar a maioria dos casos de câncer de pele.

 

Atenção para as principais formas de prevenção:

1.      Usar chapéus, camisetas e protetores solares;

2.      Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h (horário de verão);

3.      Usar filtros solares diariamente com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicá-lo a cada duas horas, a cada mergulho no mar ou piscina, ou ao secar o corpo com toalha;

4.      Ao observar o crescimento ou mudança no tamanho (ou formato) das pintas no corpo, procurar um especialista.

Desenvolvido por Connexion Net